FANDOM

Eva-01 with F-Type Equipment

O Equipamento Tipo F-Type [Experimento de Controle do Campo A.T.] (no original em inglês: F-Type Equipment [A.T. Field Control Experiment] e conhecido como F-Fury no japão) é visto unicamente na light novel EVANGELION -ANIMA- e nos jogos de vídeo game Neon Genesis Evangelion 2 e Super Robot Wars Alpha 3.

Características

Esse equipamento foi desenvolvido pela Dra. Ritsuko Akag para a utilização exclusiva da Unidade 01 (embora algumas partes, posteriormente, sejam utilizadas pela Unidade 00). Porém esse equipamento diminui a capacidade de manobra da Unidade por causa de seu peso, o equipamento faz um extensivo uso de deflexão do Campo A.T. emitida naturalmente pelo Eva 01. Isso reforça a armadura, adiciona potência extra para impulsionar a Unidade em saltos e até mesmo permite o uso de armas anti-fase como o Impact Bolt (Parafuso de Impacto) (usado para paralisar temporariamente um inimigo ou rasgar o seu Campo A.T.) equipado em cada um dos pilares dos ombros utilitários. Além disso, os ombros utilitários, cada um, vem equipado com um Progressive Dagger (Punhal Progressivo), uma evolução da Faca Progressiva.

Este equipamento pesado e blindado é realmente um conflito direto com a natureza dos Evangelions. Isso ocorre porque o que estava inicialmente previsto para ser a armadura foi revelada por Ritsuko como sendo uma restrição, que mantiveram as unidades Evangelions sob controle. Daí veio a ideia do Experimento de Controle do Campo A.T.. A ideia exige um sistema equipado que levaria o Campo A.T. a emitir uma unidade de magnetismo sob circunstâncias normais, e introduzir um efeito de distorção que reforçaria as defesas da Unidade. Desta forma, a exigência da pesada armadura foi cumprida sem violar o sistema do espírito dos Evangelions.

Além disso, as armas extras incluídas no Equipamento Tipo F-type são:

  • Dual saw: Uma serra de lâmina dupla.
  • Mastema: Uma arma toda a base de gama. O Mastema é uma leve arma múltipla que inclui um grande canhão mecânico, arestas que podem ser usadas para cortar (Progressive Sword) e dois mísseis cruzadores e ogivas N², tornando esta arma uma excelente escolha para ambos os combates, tanto combates corpo-a-corpo quanto combates à distância. Um fato curioso sobre essa arma é que ela possui o nome de um anjo caído que dizem ter trazido grande sofrimento à raça humana.

Note que essas armas não são limitadas para uso apenas a Unidade 01. Elas podem ser transferidas para outras Unidades Eva para a utilização funcional.

No episódio com o Jet Alone na séries de TV, a Unidade 01 foi referida como tendo implantado e usando o Equipamento Tipo F-type, embora pareça diferente da armadura padrão neste aspecto. Uma inspeção mais detalhada revelaria que a Unidade 01 tinha os pilares dos ombros utilitários maiores que o de costume. Pode-se presumir que o equipamento F-type serve para além de outros usos, oferecendo as Unidades a capacidade de operar sem a necessidade da armadura completa ou de estar conectado via cabo umbilical por longos períodos de tempo.