FANDOM

O Limite de Hayflick é o dano máximo além do qual torna-se proibitivamente caro de mais para reparar uma Unidade Evangelion. Ele é ouvido pela primeira vez no episódio 20. Este limite é atingido, como resultado da batalha contra o 14º Anjo, Zeruel, no episódio 19. O incidente deixa tanto a Unidade 00 quanto a Unidade 02 severamente danificadas. O financiamento para os reparos das mesmas tiveram que ser desviados da construção de duas novas unidades, como resultado, o cancelamento forçado dessas duas unidades programadas (que acredita-se serem as Unidades de Produção em Massa 14 e 15 ou as inacabadas unidades originais 05 e 06) foi solicitado.

Notas

O Limite de Hayflick foi pensado com base no Limite de Hayflick real descoberto por Leonard Hayflick em 1965. O Limite de Hayflick é um mecanismo biológico limitando a divisão das células. O limite de divisões de células humanas é de aproximadamente 52 divisões, após o qual as células apresentam sinais de envelhecimento e acabam por morrer. O limite é uma das causas do envelhecimento, mas também se acredita desempenhar um papel fundamental na prevenção de câncer através da limitação do número de vezes que uma célula cancerosa pode se dividir. Na esperança de estender a vida humana, uma extensa pesquisa está ocorrendo em uma tentativa de superar este limite.