FANDOM

Entry plug 05 C044

Um Plugue de Entrada (do original em inglês: Entry Plug) é um tubo semelhante a uma cápsula que abriga o cockpit e, por extensão, o piloto do Eva. A cor padrão mais utilizada dos Plugues de Entrada é a branca, no entanto, os Plugues controlados pelo Sistema Dummy Plugue são vermelhos. Plugues parecem ser extremamente resistentes a danos, como pode ser visto com o Plugue de Entrada da Unidade 00, que resistiu a explosão do Eva.

Sistema de Entrada do Plugue

Plugues de Entrada são inseridos na área da coluna vertebral de um Evangelion através de um grande e complexo mecanismo de carga[1]. Uma seção na parte superior das costas da armadura que cobre a nuca do Eva se abre, permitindo o acesso as modificações vertebrais. O Plugue de Entrada é introduzido através da coluna, com o piloto na extremidade inferior da cápsula, descendo rumo ao núcleo do Eva. O plugue finalmente gira para dentro e firma-se no dorso do Eva, após o qual a armadura é novamente selada.

01 C298 animated entry plug armour open Entry plug screw in

Durante a ativação do Eva, o Plugue de Entrada do piloto é preenchido com o líquido LCL, que é oxigenado permitindo a respiração ao piloto quando esse lhe preenche os pulmões. O LCL é posteriormente "eletrizado", tornando-se completamente transparente, apesar de permanecer um líquido, e permitindo a sincronização completa entre o piloto e o Evangelion. Após isso, o Plugue se conecta e monitores interiores, dando ao piloto uma visão 3D quase que desimpedida dos arredores do Eva.

Como visto no episódio 05, os Plugues de Entrada possuem um sistema de ejeção baseado foguetes. Há também sistemas de ventilação do LCL do Plugue em casos de emergência. Plugues de Entrada parecem terem sido projetados para serem muito fortes e resistentes. Exemplos disso incluem o Plugue de Entrada de Rei resistindo a auto-destruição da Unidade 00 durante a batalha contra o Anjo Armisael, enquanto que a maioria de Tokyo-3 se transformou em uma grande cratera. A Unidade 01 levou alguns segundos para esmagar o Plugue de Entrada infectado da Unidade 03. No episódio 05, o Plugue de Rei é mostrado resistindo após ser expulso da Unidade 00 durante uma Experiência de Ativação que deu errado, e no episódio 06, embora o exterior do Plugue tivesse começado a derreter, Rei está no interior, que em grande parte estava ileso.

Um Sinal de Parada de Plugue (Stop Signal Plug) é carregado em um Evangelion depois que o Plugue de Entrada é removido, quando o Eva não está mais em funcionamento.

Assento e display

01 C310h big

A visão do piloto de dentro de um plugue de entrada em pleno funcionamento.

O piloto senta-se num grande e complexo assento, que pode ser totalmente retirado do Plugue através de uma grande escotilha que se encontra no exterior do mesmo. Há também uma pequena escotilha para fugas de emergência no interior e alças exteriores. Os pilotos apenas controles manuais no banco são as alavancas de indução e seus botões associados. Para além da exposição principal, o piloto recebe informações adicionais, através HUDs holográficos que aparecem quando necessário. O único "ponto cego" no display principal do piloto é, na verdade, um esboço do corpo do Eva.

Os próprios bancos possuem um grande dispositivo que funciona como um "cinto de segurança" que assegura o piloto ao local, mas apenas Shinji usa isso como uma questão de disciplina. Normalmente, os outros pilotos não usam quaisquer restrições, mas Rei é mostrada usando o fixador enquanto dispara o Rifle Sniper Pósitron no episódio 22.

No episódio 23, Rei é vista operando um elaborado sistema de auto-destruição elaborado situado debaixo do assento do piloto.

Outros tipos de Plugues

Plugue Padrão

Standard Plug
O Plugue de Entrada padrão é de cor branca com o número do sua respectiva Unidade impressa perto do fim da parte inferior. Ele é introduzido através de uma longa escotilha que abre logo acima do assento do piloto, embora haja uma pequena escotilha de emergência que abre a esquerda do piloto. O sistema de controle interno é bastante padronizado, que consiste principalmente de dois dispositivos portáteis com pelo menos três gatilhos visíveis com a excepção da Unidade 05 que teve muitos outros. Estas alças podem ser separadas por uma extremidade a tornar-se semelhantes a joysticks. A interface visual parece diferir um pouco entre as Unidades, com a Unidade 01 sendo uma única com tela visual contínua, enquanto que a da Unidade 02 é claramente dividida entre as partes dianteira e laterais.

Plugue de Rescisão

Signal Termination Plug

05 C061

O Plug de Rescisão.

Um Sinal de Rescisão de Plugue parece funcionar como um meio adicional de se certificar de que uma Eva não irá se iniciar por conta própria, enquanto ele está sendo utilizado o Eva permanece completamente imoveu. O fim desse Plugue de Entrada fica fora da parte traseira do Evangelion e tem a forma de uma cruz.

O Plugue de Rescisão é visto com maior destaque nos episódios 02 e 05, quando a Unidade 00 é paralisada em baquelite depois de sair do controle durante um teste. No entanto, um Plugue de Rescisão é visto novamente (muito brevemente e em uma cena rápida e escura) no episódio 11, quando tem que ser removido manualmente de um Evangelion de modo que um Plugue de Entrada padrão possa ser carregado em seu lugar.

Este dispositivo é muitas vezes referido por uma série de outros nomes "Stop Signal Plug" ("Sinal de Desativação de Plugue"), "Termination Signal Plug" ("Plugue de Sinal Terminal"), "Signal Terminator Plug" ("Exterminador de Sinal de Plugue") e "Signal Termination Plug" ("Sinal de Rescisão de Plugue") são todas variações aceitáveis comuns para o nome.

Dummy Plugue

Dummy Plug

17 C032 gendo-ritsu-dp

O Dummy Plugue baseado em Rei.

M25 C395 kaworu-01

Um Dummy Plugue baseado em Kaworu para os EPM.

Plugs de Entrada padrão são brancos enquanto que os Plugues utilizados no Sistema de Controle Remoto Dummy Plugue são vermelhos. Dependendo do sistema aplicável é da Nerv ou da Seele, os Plugues são respectivamente rotulados como os nomes "Rei Dummy Plug" ou "Kaworu Dummy Plug" impressos na lateral. O funcionamento interior dos Plugues Dummy é completamente desconhecido, se os Plugues são totalmente digitais, ou se, de alguma forma, possuem componentes biológicos é uma questão de especulação.

Os Plugues Dummy da continuidade Rebuild são mais estilizados, sendo pretos e cruzados por linhas brancas, a identificação só é facilmente perceptível quando se assume o controle que indica as palavras "DMYSYS Golgotha Base Built" ("DMYSYS Construído na Base Golgotha") na tela.

O método de controle varia muito. Como a função original dos Dummy Plugues ainda é um mistério, suas ações são baseadas nos padrões de pensamento de Rei Ayanami e Kaworu Nagisa e parecem ter uma conexão com os clones sem alma de Rei que aparentemente compõem o "núcleo" do sistema. Quando esses Plugues assumem o controle, o piloto ainda fica consciente do que seu Evangelion está fazendo, mas é incapaz de executar qualquer comando a ele pois os controles não irão mais mostrar qualquer resposta.

Em Rebuild of Evangelion

Eva3-33 C0938 dual-entry

O Sistema de Entrada Tipo D-Type da Unidade 13.

Em Rebuild of Evangelion o projeto básico dos Plugues de Entrada permanece quase que completamente inalterado. No entanto, algumas funções dos Plugues e o assento do piloto foram elaborados com mais detalhes. O assento é agora mostrado sendo capaz de se mover para cima e para baixo no interior do Plugue, com a profundidade do assento correspondente a profundidade do Plugue. O sistema de ejeção do Plugue aparece novamente, e, na verdade, acaba sendo usado em combate, mas desta vez a existência de pára-quedas é explicitamente indicada. A Unidade Eva 13 também é mostrada com um Sistema de Entrada do Tipo D-Type, com dois Plugues de Entrada que já não são inseridos através da coluna vertebral e sim atrás de seus ombros.

Eva2-22 C0858

O Dummy Plugue da Base Golgotha.

Os Dummy Plugues também retornam em Rebuild, embora de uma forma muito diferente. A coloração do Plugue está em preto e branco, com manchas verdes luminosas. Desta vez, o Sistema Dummy parece não ter nada a ver com o Rei ou Kaworu, pois ele veio da misteriosa Base Golgotha. Depois que a Unidade 01 rejeita o Dummy Plugue, este pode ser ouvido emitindo um gemido melodramático.

O Wunder AAA possui uma forma esférica de câmara cheia de LCL que tem muitas semelhanças com o sistema do Plug de Entrada. A Torre Hirnstamm, por exemplo, parece ser uma versão multi-piloto gigante do assento do piloto.

Notas

  • Durante seu monólogo no episódio 14, Rei se refere ao Plugue de Entrada como "O trono da alma".

Referências

  1. Se precisarem, os pilotos, realmente, podem entrar, e em seguida ativar, uma Eva inteiramente sem ajuda externa. Embora haja no QG da Nerv um mecanismo especifico que carrega e abre o Plugue de Entrada, um piloto pode abri-lo manualmente. Isto é visto no episódio 03, quando Shinji permite a entrada de Toji e Kensuke no seu Plugue de Entrada, e no episódio 08, quando Asuka provoca a liberação do Plugue de Entrada da Unidade 02 pelo uso de um mecanismo ao lado da escotilha do Plugue. Como visto então, é correto afirmar que um piloto pode se preparar sozinho para um batalha, independente do centro de controle.