FANDOM

Sincronização é um termo que refere-se ao processo que conecta um piloto ao seu Evangelion, permitindo que o piloto ative e pilote o mesmo. Este processo ocorre quando o piloto está dentro do Plugue de Entrada após esse ser inserido na parte de trás do pescoço do Evangelion, embora durante os testes harmônicos, os Plugues de Teste e os Corpos de Simulação também são usados ​​juntamente com os Evangelions. Após a sincronização, a conexão neural é feita entre o piloto e o Eva (e, possivelmente, a alma dentro do Evangelion), permitindo que o piloto não apenas o mova, mas sinta fisicamente o que o Evangelion sentir. Esta forma de reação faz com que o piloto também sinta dor quando danos são infligidos ao Evangelion, e em casos extremos, as manifestações físicas da dor podem ser vistas. Há também outros perigos quando sincronizados, tais como trauma ou contaminação mental, e em casos extremos, o corpo do piloto pode se reverter em LCL dentro do Plugue de Entrada, prendendo a alma do mesmo dentro do Evangelion.

A sincronização geralmente se segue em passos, monitorados e controlados pelo pessoal da Nerv, embora pareça que a sincronização possa ser iniciada sem ajuda externa, pelo menos no caso da Unidade 02, que é operada independentemente da Nerv por ambos Shinji e Asuka no episódio 08. Shinji se sincroniza de forma independente novamente no episódio 18.

O processo usado no episódio 01 para sincronizar Shinji e a Unidade 01 se segue assim:

Homem A: Entendido. Inserindo plugue de entrada.
Mulher: Sistema de hidro-transmissão direta, conexão preparada.
Homem A: Plugue fixo no lugar.
Homem B: Primeiro estagio da conexão iniciada.
Maya Ibuki: Enchendo o plugue de entrada.
Homem A: Conectando alimentação principal
Maya Ibuki: Começando contatos secundários. Conexão nervosa A-10, normal.
Ritsuko: Definindo a configuração de pensamentos para japonês. Todos os contatos preliminares estabelecidos.
Maya Ibuki: Circuitos bi-direcionais abertos. Taxa de sincronização de 41.3%

A ativação da Unidade 02, no episódio 08, revela que a sincronização depende do idioma em que o pilotos está pensando. Shinji pensa em japonês, e Asuka em alemão, causando um erro no sistema, forçando Asuka a reiniciar o idioma e redefini-lo em japonês. O que a língua tem a ver com a sincronização não é mais explorado ou elaborado na série. A mãe de Asuka, Kyoko Zeppelin Soryu, a alma da Unidade 02, era bilíngue e falava fluentemente alemão e japonês, portanto não deveria haver dificuldades do sistema linguístico da Unidade 02 em compreender ambas as línguas. Isto sugere que os equipamentos auxiliares adicionais dentro da Unidade 02 funcionam como intermediário durante a sincronização (e possivelmente sendo ignorados durante os períodos de altíssima taxa de sincronização ou quando o Eva enlouquece). Outro exemplo possível de tal sistema ser utilizado está no episódio 03, em que os comandos sinápticos da Unidade 01 são recodificados durante um curto período.

01 C310h big FGC 01 C310c FGC 01 C310d

FGC 01 C310e FGC 01 C310f FGC 01 C310g

Sequencia da sincronização de Shinji.

Acredita-se que os fones de ouvido de interface, usados na cabeça dos pilotos, são necessárias para auxiliar no aumento da sincronização. Esses são sempre usadas pelos pilotos quando eles estão em seus plugues de entrada. Também é de importância a conexão com o nervo A-10, o que pode indicar que os pilotos estão realmente em sincronização com as almas dentro do Evangelion (a alma da própria mãe do piloto), tanto quanto com o próprio Evangelion. Em uma entrevista com Yoshiyuki Sadamoto, ele afirma que:

"Eu estava assistindo o programa "Brain and Heart" ("Cérebro e Coração") do NHK [canal publico de TV do japão], e foi quando vi sobre a existência do nervo A10, eu falei com Anno sobre a ideia que surgiu na minha cabeça naquele momento. Essa era a ideia da "mãe morta dentro do robô, que é operado pelas ligações mentais/psíquicas com seu filho."[1]

Taxa de Sincronização

A Taxa de Sincronização, Taxa de Sincronia ou apenas Taxa Sinc, refere-se ao grau de sincronização alcançado pelo pilotp, obviamente, quanto maior a taxa de sincronia, melhor a sincronização entre o piloto e seu Evangelion. Presumivelmente, maiores taxas de sincronia resultam em um melhor controle, mas um aumento do risco de danos físicos, mentais e/ou psicológicos para o piloto. A taxa de sincronia, embora em última análise, seja limitada pela capacidade do próprio piloto, pode ser controlada (remotamente) pelo pessoal Nerv com o próprio processo de sincronização; Fuyutsuki dá a ordem para Maya reduzir a taxa de sincronia de Rei com a Unidade 00 para 60% durante o ataque de Bardiel.

É possível que uma taxa de sincronia, que é relatada na forma de uma percentagem, exceda os 100%. No episódio 19, Shinji conseguiu uma anormalmente elevada taxa de sincronia de 400% durante a batalha contra Zeruel resultando na desencarnação em LCL dentro do Plugue de Entrada.

Notas

  • No episódio 01, Misato diz que Rei levou sete meses para conseguir se sincronizar com seu Evangelion.
  • Ainda no episódio 01, quando Shinji se sincroniza com a Unidade 01, Maya relatou que sua taxa de sincronia foi de 41.3%.
    • No episódio 08, Asuka fica chocada quando Kaji diz a ela da alta taxa de sincronização de Shinji, ainda mais essa sendo a primeira vez.
  • No episódio 14, durante os testes de sincronia cruzada entre Rei e Shinji, Rei é relatada como tendo quase alcançado a mesma taxa de sincronia com ambas as Unidades 01 e 00, no entanto, a taxa de sincronia de Shinji com a Unidade 00 foi menor do que com a Unidade 01.
  • No episódio 16, Shinji ultrapassou taxa de sincronia de Asuka com os respectivos Evangelions, tirando de Asuka o titulo de maior taxa de sincronia. Rei permaneceu com a menor taxa entre os três.
  • No episódio 22, Ritsuko diz que a taxa de sincronia não é afetada por condições físicas superficiais.
  • No episódio 22, a taxa de sincronização de Asuka gradativamente começa a cair até alcançar um nível um pouco acima do nível necessário para a ativação da Unidade 02. No Episódio 23, sua taxa de sincronização está em um único dígito (ela não conseguia mais mover seu Evangelion) e no episódio 24, sua taxa finalmente alcançou o zero absoluto. A declaração de Kaworu, no episódio 24, sobre isso foi que a alma da Unidade 02 "se fechou", o que poderia explicar por que Asuka mal era capaz de se sincronizar com o Evangelion durante o ataque do Anjo Arael. Ela recupera sua capacidade de sincronizar com a Unidade 02 durante o episódio 25'.
    • Sua sincronização final com o a Unidade 02 parece ter alcançado uma taxa extremamente elevada de sincronia, pouco inferior ao limite necessário para dissolver seu corpo em LCL, mas alta o suficiente para ela literalmente receber o real dano físico das feridas causadas a Unidade 02.
  • No episódio 24, Misato diz que Kaworu é capaz de definir arbitrariamente a sua taxa de sincronia em qualquer nível que desejar, o que é teoricamente impossível. Kaworu sendo o vaso da alma de Adão, é feito da mesma matéria que os Evangelions e pode controlar a Unidade 02 de fora do plugue de entrada. Provavelmente para ele não é necessário se sincronizar da mesma maneira como um piloto regular.

Referências

  1. Entrevista com Yoshiyuki Sadamoto na edição de luxo do artbook "Der Mond" em setembro de 1999.